top of page
  • Foto do escritorDivas Montanheiras

9º Desafio Bicicletas ao Mar

92km descendo a Rodovia Caminhos do Mar até Santos com outros 700 ciclistas! Um pedal incrível!

Saída do pedal

O passeio já começou dentro do metrô, onde encontramos muitos outros ciclistas indo para o pedal! Descemos na entrada da ciclovia da Marginal Pinheiros às 7h30 da manhã, e pedalamos até o metrô Santo Amaro, de onde realmente começaria o desafio Bicicletas ao Mar.

Ajudei na entrega das pulseiras, o organizador André Pasqualini, do blog bicicreteiro.org e do canal do Pasqua no Youtube, passou o briefing do pedal para a galera, e partimos para Santos!

Primeira parte

A cena era linda, aquele mar de ciclistas na estrada em direção ao mar! Eram por volta de 700 ciclistas preparados para uma belíssima viagem!

Passamos por três balsas no caminho até Riacho Grande. A primeira nos deixou na Ilha de Bororé, uma pequena ilha rodeada pela Represa Billings que parece parada no tempo. Interessante é que ela é um bairro da extrema Zona Sul de São Paulo, e não uma cidade como a maioria pode pensar ser.

A segunda balsa leva para Taquacetuba e a terceira leva para Riacho Grande, ambos bairros de São Bernardo do Campo. Entre as balsas, muito pedal com estradas de terra e asfalto, e muito sobe e desce! Atravessamos a Anchieta pela passarela e seguimos até a Rodovia Caminhos do Mar.

Descendo a Estrada Velha

Do Parque Caminhos do Mar até Cubatão foi só descida! Se quiser conhecer mais sobre o Parque, falamos tudo sobre ele no post de Reconhecimento de Rota DBM, mas resumindo: lindo! Uma delícia para pedalar e uma honra guiar os ciclistas por este trajeto!

Chegando em Cubatão alcançamos um ponto crítico do trajeto, onde precisamos de escolta policial e guardas estrategicamente posicionados pela estrada. Ainda faltavam 15km para a chegada a Santos!

Foi nos 80km que minha perna começou a queimar, mas nada de parar! Quando entramos em Santos, passamos por um túnel e depois uma reta só até a praia, onde encontramos a merecida cervejinha e descanso.

Ainda tínhamos mais 5km até a rodoviária, para pegar o ônibus de volta para São Paulo. Chegamos como? Acabados, óbvio, mas muito felizes!